A vida anda cada vez mais corrida. A impressão que passa é que o dia não tem mais 24 horas. Muitos adultos jovens que trabalham e precisam estudar, tem grandes dificuldades em conseguir tempo para isso. E quando consegue esse tempo, o desafio é como ser produtivo nos estudos e aproveitar bem esse período de aprendizagem.

Se esse é o seu caso, você precisa conhecer algumas dicas que vão ajudar você a ser mais eficiente nos estudos.

Escolha o ambiente adequado

Esse prihome-office-336373_640meiro passo é muito importante. Sua produtividade vai cair muito se o ambiente escolhido não ajudá-lo a se manter concentrado e confortável. Encontre um ambiente calmo, onde os ruídos externos sejam os menores possíveis. A iluminação também deve ser levada em conta, ambientes com pouco iluminação induz ao sono.

Por isso use lâmpadas que iluminem bem o local.Aonde estudar dentro desse ambiente também deve ser levado em consideração. Não deve ser um lugar muito confortável como a cama ou o sofá, pois logo o sono virá, e os estudos terminam por aí. Nem deve ser uma cadeira desconfortável, por que em pouco tempo terá de interromper os estudos e levantar para aliviar o desconforto. Cadeiras anatômicas são as melhores e a mesa para estudar é essencial para a eficiência.

Planeje seus estudos para ser mais eficiente!

Programe o que será estudado e quanto tempo será dedicado, melhora a eficiência no estudo. Você evita perder tempo procurando um assunto de maneira aleatória. Este período ganho é essencial numa vida corrida. Faça um planejamento diário, anote com antecedência o que pretende estudar em cada dia. Apegue-se a esse planejamento. Com a organização a seu favor seu período de aprendizado será mais prazeroso.

Organize o material de estudo
office-594132_640

Deixe separado na mesa tudo que irá precisar para o estudo: Livros, caderno, canetas, notebook, etc. Se deixar para organizar o material
no momento de iniciar o estudo irá perder tempo e vai gerar ansiedade. Estar tudo preparado vai motivá-lo a iniciar o estudo o mais breve possível.

 Use notas

eficiente nos estudos (2)

Parece simples, mas é essencial o uso de pequenas anotações durante o estudo.  Elas irão ajudar a absorver melhor a matéria, pois ao escrever o cérebro capta que algo importante precisa ser memorizado. No momento de repassar a matéria, o uso de notas irá ajudar você a:

  • Fazer uma leitura mais rápida.
  • Lembrar-se dos pontos importantes.
  • Fixar na mente a matéria.
  • Ter motivação para repassar toda matéria.

Tente usar notas, você verá como é eficiente!

 Envolva-se nos estudos

Então até agora você seguiu todas essas orientações, e está pronto para começar a estudar. A dica agora é: mergulhe na matéria, envolva-se. Busque referências sobre os assuntos estudados. Procure vídeo aulas na internet que podem ajudá-lo a esclarecer dúvidas, acesse portais de educação. Use imagens, diagramas. Faça desenhos quando a matéria permitir isso. E lembre-se de uma coisa, o tempo reservado para o estudo é sagrado. Interrupções desnecessárias estão fora de questão.

Seguindo essas dicas, você terá o tempo a seu favor. O dia continua tendo 24 horas, e mesmo ocupado você pode usá-las de maneira sábia. Compre tempo para estudar!

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos na rede social! Deixe seu comentário, ele é muito importante!

Anúncios