Depois de escolher o país em que irá fazer o intercâmbio, chegou a hora de se organizar para que a experiência no exterior seja a mais agradável possível e agregue não só conhecimento como também ótimas sensações que irão acompanhar você durante toda a vida.  Como se preparar para o intercâmbio? Separei algumas dicas importantes para ajudar você na hora de planejar sua viagem. Vamos nessa?

Prepare-se para o intercâmbio com antecedência

Ter tempo para planejar o intercâmbio com calma é fundamental para o sucesso da experiência. Primeiro coloque no calendário a data que deseja viajar, depois faça uma lista de tudo que terá de fazer até o dia que vai por o pé no aeroporto. Você terá de fazer muitas pesquisas e por isso será necessário tranquilidade e tempo disponível. Vamos a alguns itens que precisa incluir nessa lista.

Dinheiro

Comece já a guardar dinheiro! Faça um orçamento de acordo com o país que deseja fazer o intercâmbio. Pesquise sobre custo de vida, moeda nacional, dicas de pessoas estrangeiras que estão no país. E Depois de chegar à conclusão do valor que precisa levar, guarde mais um pouco, pois se houver algum imprevisto você estará preparado.

Agência de intercâmbio

Encontrar uma boa agência de viagem que tenha o selo de recomendação da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (BELTA) vai ajudar você a direcionar seus objetivos sejam eles profissionais ou acadêmicos.

Documentos

O passaporte precisa ser tirado o quanto antes, pois o documento leva alguns dias para ficar pronto. O visto é outro item importante, e depende de já ter conseguido o passaporte.  É Preciso saber as exigências e o tipo do visto exigido no país que irá.

Hospedagem

Aonde irá se hospedar? As opções são muitas e os preços variam. Decida que tipo de hospedagem deseja e pode pagar. Ao pesquisar é importante levar em consideração a localidade onde fica a hospedagem para não cair em um ambiente perigoso, veja também os comentários de pessoas que já se hospedaram no mesmo local.

Assistência de viagem e seguro saúde

Ao fazer seu orçamento para viagem inclua os gastos com a assistência de viagem e seguro saúde. É muito importante para a segurança da viagem e é uma exigência. Pesquise bem sobre o assunto para viajar com tranquilidade.

Estude bastante 

Na sua lista não podem faltar horários específicos para o estudo do idioma que irá falar no país do intercâmbio por isso leia, ouça, escreva e assista a filmes e outras coisas. Não deixe de estudar sobre a cultura e o estilo de vida local, assista a noticiários para entender o que se passa por lá.

Bagagem

O que levar? É uma pergunta desafiadora e gera muitas dúvidas. Não dá para levar tudo, então leve aquelas roupas básicas que ficam bem em vários ambientes. Pergunte-se: Vou usar essa roupa ou objeto lá? Se a chance for muito remota não leve. Lembre que malas pesadas geram taxas por excesso de peso. Inclua itens necessários na bagagem de mão como pequenos lanches, blusa e itens de higiene pessoal. Caso sua mala extravie, a bagagem de mão vai te salvar até encontrar a mala.

Seguindo essas dicas você vai se preparar para o intercâmbio e a experiência será um sucesso! Compartilhe com os amigos  nas redes sociais! E não esqueça, deixe seu comentário!

Anúncios