Para se destacar no meio de tanta gente que faz um curso de inglês e diz que fala o idioma é importante ter o Certificado de Proficiência em Inglês, que é concedido por meio de um teste. Com este certificado no currículo você mostra para todo mundo que realmente é fluente e logo surgem as boas oportunidades.

Porém fazer um exame de proficiência em inglês não é a mesma coisa que fazer uma prova na escola. É impossível saber o que vai cair em um exame desse nível. As provas são constantemente aprimoradas.

Mas não se desespere! O segredo está na maneira que se prepara para a prova.Quer saber como conseguir passar neste teste tão valorizado? Vou dar algumas dicas que professores de inglês recomendam para esse exame.

1 – Conheça a estrutura do exame de proficiência em inglês

Isso é fundamental para que não fique perdido enquanto o teste é aplicado, evita surpresas que podem tirar o seu foco. Acessar o site oficial do teste escolhido vai te orientar nesta questão. Outra ajuda são os diversos sites gratuitos que contém um rico material preparatório para os principais testes de proficiência. Alguns desses sites são:

2 – Comece a estudar com antecedência

Nada de deixar para estudar longas horas quando estiver próxima a data do teste. Estudar um pouco todo dia é o ideal para a retenção do idioma e para um estudo mais prazeroso, sem a ansiedade de saber que resta pouco tempo para o exame. Programe seus horários diários de estudo e mãos á obra!

3 – Diversifique sua programação de estudos

É muito importante diversificar a maneira que estuda todos os dias, do contrário irá se cansar. Poderá fazer o seguinte: Um dia ouça música e áudios com falantes nativos, outro dia assista a filmes, séries ou jornais com legendas em inglês, também inclua um dia de leitura e outro para treinar sua conversação com nativos ou alguém que seja fluente no inglês. Separe um dia para reunir todas essas habilidades e treiná-las.

4 – Pratique suas respostas

Acostume-se a responder perguntas em inglês de maneira direta e com conteúdo. No teste haverá muitas perguntas sobre assuntos diversos como: experiências pessoais e profissionais, objetivos para o futuro, sua rotina, etc.

Assim prepare perguntas sobre sua vida e responda em voz alta. Quando ouvir ou ler algo em inglês comente sobre o que achou sobre o assunto. Além de treinar a pronúncia irá melhorar sua capacidade de organizar as ideias em inglês.

5 – Busque orientação de profissionais

Se puder fazer um cursinho preparatório, ótimo! Se não, existem muitos profissionais na internet que podem orientar você nos estudos. Aproveite as sugestões desses profissionais, inscreva-se nos seus canais no youtube. Um exemplo de canal que pode direcionar seus estudos é o Goodwin TOEIC, outro canal é o Engvid.

proficiência em inglês (2)É verdade que é preciso estudar bastante para passar em um exame de proficiência em inglês, mas vale a pena! Organize-se nos estudos e busque orientação profissional.

Hoje a internet é uma grande aliada, use-a a seu favor. Quando passar no teste verá a satisfação de ser um proficiente na língua inglesa com várias oportunidades diante de você.

Gostou do post? Ele ajudou você a se prepara para o exame de proficiência em inglês? Compartilhe essas dicas com os amigos nas redes sociais!

 

 

 

 

Anúncios