Os certificados de proficiência em inglês são muito importantes não só para comprovar seu nível no idioma, como também para conseguir ingressar em cursos de graduação no exterior, conseguir um emprego em multinacionais e também conseguir bolsas de estudos em instituições de renome. As provas reúnem questões de compreensão de texto, escrita e expressão oral.

exame de proeficiência em inglêsJá pensou em fazer algum exame de proficiência? Esta na dúvida de qual escolher? Então vamos conhecer um pouco dos exames disponíveis e daí você poderá decidir qual se encaixa nos seus objetivos.

TOEFL ( Test of English as a Foreign Language)

Exame que comprova a habilidade do aluno de compreender e expressar o inglês na área acadêmica. Por isso é exigido em diversas universidades americanas para que os alunos entendam as aulas do curso escolhido. Muito exigido também em vagas de empregos e programas de bolsas de estudo.

Como é o exame?

A duração do teste é de 04h30min. O teste em si dura 4 horas, os outros 30 minutos são para realizar o registro de entrada. O exame tem validade de 2 anos.

O teste é dividido em:

Seção Reading – contém de 3 a 4 trechos de leitura. Em cada trecho há de 12 á 14 perguntas. O Tempo para completar a seção é de até 80 minutos.

Seção Listening – contém de 4 a 6 áudios sobre palestras acadêmicas e 2 a 3 conversas do cotidiano. Cada palestra tem duração de 3 a 5 minutos, são 6 perguntas por áudio. Toda a seção tem duração de 90 minutos.

Seção Speaking – contém 6 perguntas divididas em duas partes. Na primeira parte são 2 perguntas onde o  candidato é convidado a expressar suas opiniões e ideias.  A segunda parte de 4 perguntas exige que você use todas suas habilidades de reading, listening, speaking como se estivesse em uma sala de aula.

Seção Writing – contém 2 questões com duração de 50 minutos. Na primeira questão o candidato lê e ouve uma palestra rápida. Em seguida escreve a resposta de uma pergunta que ouviu. Na segunda questão é exigida uma redação sobre um tópico da seção.

Como se inscrever?

O agendamento pode ser feito pela internet onde encontrará informações sobre as taxas do teste.

IELTS (Internacional English Language Testing System)

O IELTS é mais reconhecido na Europa, foi criado pela Universidade de Cambridge e aplicada pelo British Council. Também fundamental para uma certificação sólida no idioma.

Como é o exame?

Duração de 02h45min. Pode ser dividido em duas partes. A primeira parte de listening, writing e reading pode ser feita de uma só vez. A segunda parte speaking pode ser agendada para outro dia. O teste não tem validade.

O teste é dividido em:

Seção listening – 30 minutos de duração, dividido em 4 partes com um total de 40 questões.

Seção reading – são três partes com total de 40 itens e 60 minutos para concluir o teste. Requer muita interpretação de texto.

Seção writing – o candidato tem 60 minutos para escrever sobre dois temas. Nesta seção são avaliadas a argumentação eloquente e o domínio das regras de gramática e boa escrita do inglês.

Seção speaking – dividida em três partes com total de 14 minutos de duração. Será uma entrevista onde falará sobre uma variedade de temas e contextos.

Como se escrever?

Para realizar a prova é preciso preencher um formulário on-line. Se quiser mais informações acesse o site oficial do IELTS.

TOEIC ( Test of English for International Communication)

O TOEIC é um exame ideal para o candidato voltado para a área de negócios. Empresas multinacionais utilizam o TOEIC como avaliação da fluência dos futuros empregados que não tem o inglês como língua materna.

Como é o exame?

O teste contém 200 questões de múltipla escolha e visa avaliar a compreensão auditiva e de leitura do candidato.

O teste é dividido em:

Listening comprehension – 100 questões que incluem fotografias, perguntas, diálogos rápidos e diálogos curtos. Duração de 45 minutos.

Reading comprehension – São 100 questões divididas em três partes: frases incompletas, reconhecimento de um erro e interpretação de texto. Duração de 75 minutos.

Como se escrever?

O teste pode ser agendado pelo site oficial do TOEIC, onde obterá maiores informações.

O mercado anda cada vez mais exigente, por isso quem consegue uma certificação em inglês com certeza melhora o nível de suas conquistas. No próximo post darei dicas de como se preparar para esses testes e conseguir ótimas notas.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais. Já fez algum desses testes? Deixe seu comentário.

Anúncios